Você escuta mas não entende?

Processamento Auditivo Central (PAC)
O processamento auditivo é o conjunto de habilidades necessárias para analisar e interpretar os padrões sonoros, ou seja “é aquilo que o cérebro é capaz de fazer com o que o ouvido ouviu”.
Transtorno do Processamento Auditivo Central (PAC)
Caracteriza-se como uma dificuldade para entender, discriminar, memorizar e compreender a fala, quando a audição periférica e outras funções cognitivas possuem sua funcionalidade preservadas.
Treinamento Auditivo (TA)
Muitas vezes, crianças com dificuldades escolares, que são marcadas como “desatentas”, “agitadas” e “com falta de interesse”. Alguns adultos, por outro lado, queixam-se de dificuldades no seu dia-a-dia profissional e o convívio com familiares e amigos (memória, concentração, entendimento, etc.). Nesses casos é possível que exista um Transtorno de Processamento Auditivo Central (TDP) e o TA poderá ajudar a melhorar essas habilidades auditivas. Portanto o Treinamento Auditivo (TA) consiste em estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar as habilidades auditivas, as quais são necessárias para a compreensão da fala.
Treinamento Auditivo somente para crianças?
Não, também é possível identificar em indivíduos com perda de audição e que já utilizam aparelhos auditivos, queixas de dificuldade de entendimento quando expostos a algumas situações (p.ex.: em ambientes muito ruidosos ou em conversas com várias pessoas ao mesmo tempo). Estas pessoas podem apresentar alterações no Processamento Auditivo Central e iniciar um treinamento para melhorar, juntamente com orientações e estratégias de comunicação, a compreensão fala principalmente.